Clicky

Você sabe desembaraçar seus cabelos?

Se apesar de usar bons produtos para manter os cabelos bonitos e saudáveis, eles ainda assim acabam com aparência de danificados e fios arrebentados, é possível que o problema esteja na sua técnica ao desembaraçá-los.

Esta é uma situação que muitas de nós com cabelos médios ou longos enfrenta. Se este é seu caso, continue lendo para aprender uma forma de minimizar o problema e ter cabelos mais bonitos.

Qual o jeito errado?

O jeito errado é partir do topo da cabeça e tentar desfazer os nós de cima para baixo. Isso faz com que os nós se acumulem do meio para as pontas.

Veja só: imagine um barbante com vários nós largos ao longo do comprimento. Se você tentar desfazer os nós empurrando-os para baixo (começando da parte superior em direção à inferior), os nós de baixo bloqueiam a passagem dos de cima.

Com o cabelo é a mesma coisa: passar um pente ou escova de cima para baixo cria um acúmulo de nós que fica cada vez mais difícil de desfazer. Você então coloca mais pressão e arrebenta os fios onde os nós se acumularam.

Então qual o jeito certo?

O contrário. Desembarace de baixo para cima seguindo os passos abaixo:

  1. Escolha um pente ou escova com dentes/cerdas apropriados ao seu volume e tipo de cabelo. Quanto maior o volume, maior deve ser a distância entre os dentes ou cerdas.
  2. Divida o cabelo em 2 ou mais partes (também de acordo com quanto cabelo você tem). Se tiver pouco ou ele for muito fino, este passo não é necessário.
  3. Para cada uma das partições, individualmente, passe o pente ou escova de baixo para cima. Desfaça os nós da ponta usando movimentos leves em uma pequena área e suba para o segmento seguinte.
  4. Repita o processo sucessivamente até chegar à raiz.

Este método minimiza significativamente a quebra dos fios, comparado ao método oposto, porque cada área embaraçada é tratada individualmente e as inferiores abrem espaço para as superiores.

Pode parecer trabalhoso, mas na verdade leva praticamente o mesmo tempo e gera menos danos aos cabelos.

E se mesmo os nós de baixo estiverem difíceis de desfazer?

Às veses o cabelo está tão embaraçado que você sente os fios quebrando mesmo utilizando o método recomendado. Nestes casos, em conjunto com esta técnica, utilize um produto desembaraçador – preferencialmente em forma de spray, que é de fácil aplicação e cria uma superfície mais escorregadia nos fios, facilitando a tarefa.

Esta técnica funciona muito bem em cabelos secos ou molhados. Com cabelos molhados, você tem ainda a alternativa de usar um condicionador leave-in, que tem efeito similar.

Experimente e nos diga nos comentários se notou a diferença.

VN:F [1.9.13_1145]
Deixe seu feedback sobre esta dica:
Rating: 4.7/5 (9 votes cast)
O jeito certo de desembaraçar os cabelos, 4.7 out of 5 based on 9 ratings

Gostou deste artigo? Veja outros artigos relacionados:

  • Outros artigos:

Texto de: Patricia Muller

Editora de conteúdo online e redatora, colunista e correspondente internacional da Revista 4 Patas. Formada em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, com MBA em E-Business. Especialista em estratégias e gerenciamento de projetos para a web. Responsável pelos projetos 1001 Dicas Práticas e 101 Coisas em 1001 Dias.

Clique para ler os outros 31 artigos escritos por Patricia Muller no 1001 Dicas Práticas.

VIDEO

TAG CLOUD

Parceiros