Clicky

Esta dica simples de maquiagem é excelente para as situações abaixo:

  • Você não gosta de usar bases tradicionais, mas gosta que o tom da pele esteja igualado.
  • Você não tem muito tempo de manhã para se arrumar e precisa eliminar o máximo de etapas  possível.
  • Você usa bases líquidas tradicionais no inverno, mas no verão prefere algo mais leve e não encontra um produto apropriado.
  • Você vai à praia ou à piscina e quer um pouco de cobertura na pele para cobrir marcas, manchas ou imperfeições, sem parecer que está usando maquiagem.
  • Você não usa maquiagem, mas naqueles dias em que a pele não acorda muito bonita gostaria de ter uma opção para deixá-la com aspecto mais saudável.

O que é um hidratante tonalizador:

Basicamente é uma mistura de hidratante (cremoso ou líquido) com pigmentos da cor da pele. É um produto de fácil e rápida aplicação, com baixa cobertura (pigmentação). É utilizado para igualar o tom da pele, cobrindo pequenas imperfeições enquanto mantém uma aparência natural, devida à própria natureza do hidratante e de como ele interage com a pele.

Nos EUA, várias marcas vendem estes produtos prontos, chamados aqui de “tinted moisturizers”. Eles são práticos, mas os comercializados em massa têm algumas limitações:

  • A seleção de cores é limitada: em geral há apenas entre 2 e 5 tons disponíveis.
  • Você não tem controle sobre a cobertura: e muitos não oferecem pigmentação suficiente.
  • Produção generalizada: embora algumas marcas tenham opções de tinted moisturizers para tipos diferentes de pele, esta não é a regra e sim a exceção. E usar um hidratante que não seja específico para as necessidades da sua pele, pode resultar em ressecamento, oleosidade ou outros problemas. Esta generalização também impossibilita a escolha do efeito que o produto dá à pele (matificado/opaco, neutro ou acetinado).

De qualquer forma, embora eles sejam populares nos EUA, não são muito difundidos no Brasil. Então, vamos ensinar como você pode criar seu próprio produto: mais barato, na cor e com a cobertura que você quer, para o seu tipo específico de pele.

Como fazer seu hidratante-tonalizador:

Vamos misturar em casa os ingredientes que compõem um tinted moisturizer. Você pode criar a mistura a cada aplicação, mas para ter homogeneidade na cor todos os dias, faça em quantidade suficiente para durar por algumas semanas. O ideal é começar com um pote novo do seu hidratante.

Você vai precisar de:

  • Hidratante de sua preferência – o que você já usa é o mais apropriado, pois sua pele já está acostumada com ele. Se você não tem um, compre um específico para o seu tipo de pele. Para eliminar ainda mais uma etapa adicional ao se arrumar de manhã, opte por um hidratante que já venha com protetor solar na sua composição;
  • Base ou corretivo (líquido) - veja as dicas mais abaixo sobre estes ingredientes;
  • Pote limpo (preferencialmente esterilizado com álcool) com tamanho suficiente para fazer a mistura;
  • Pote para guardar a mistura, que pode ser o do próprio hidratante. Embalágens com válvulas são mais higiênicas, mas para colocar o produto final lá dentro você precisará de um conta-gotas ou outro método capaz de empurrar a mistura, que pode ficar grossa. Para este exemplos, usamos potes de boca larga.
  • Álcool: para esterilizar o pote onde a mistura será feita e onde será guardada.
  • Opcionais: primer e bronzer. Veja explicação no tutorial abaixo.

 

No seu pote limpo, coloque o hidratante e depois a base. Para uma cobertura leve, use 1/4 de base para 3/4 de hidratante. Divida meio a meio para uma cobertura média. Mas não exagere na proporção da base, ou você acaba tendo uma cobertura similar à da base original, o que elimina o propósito do produto que estamos sugerindo.

Neste ponto, seu produto está pronto e você pode parar por aqui, colocá-lo no pote e começar a usar. Os passos seguintes são completamente opcionais.

Opcional:

Se quiser acrescentar outras propriedades ao seu hidratante tonalizador, você pode adicionar um pouco de primer para ajudar a igualar a textura da pele, minimizando a aparência de linhas, rugas e poros (neste caso foi usado o Time Balm, da marca The Balm) e/ou uma pitada de bronzer mineral para aquecer a tonalidade da pele e criar um efeito mais vibrante e dourado (aqui usamos o Faux Tan da Bare Minerals).

Produto Final:

Uma vez colocado no pote de sua preferência, tenha certeza de que ele pode ser fechado completamente.

Neste exemplo usamos potes com tampa de rosca que podem ser, inclusive, carregados na bolsa, em viagens ou à praia e piscina. A vantagem deste tipo é a facilidade na hora de transferir a mistura de onde foi feita para a embalagem final. Ao usar este mesmo método, no entanto, tenha a certeza de estar com as mãos limpas antes de usar o produto, para não contaminá-lo.

Separe a mistura em dois potes se quiser deixar um em casa e carregar outro na bolsa, para retoques ou reaplicação durante o dia, quer você esteja no trabalho ou de férias na praia.

A aplicação é idêntica à aplicação de um hidratante: espalhe no rosto com os dedos, até que a pigmentação esteja homogênea. Extenda levemente a aplicação à parte superior do pescoço para evitar linhas de colorações diferentes, caso tenha usado uma concentração maior de base. Alternativamente, você pode usar um pó translúcido para assentar tudo e criar um efeito matificado.

E, nas fotos abaixo, o produto sobre a pele. Compare na segunda foto a diferença entre a pigmentação da base sozinha e misturada com o hidratante e note como a cobertura do segundo é muito mais suave e natural. Ajuste a concentração de pigmentos conforme necessário, acrescentando mais base à mistura se ela estiver translúcuda demais para sua preferência.

DICAS COMPLEMENTARES:

Tipos de Bases:

As opções são inúmeras com relação a qual base usar para a mistura. Escolha o tipo que funciona melhor para você: líquida, cremosa ou até mesmo a mineral, em pó – que é uma ótima alternativa se você quer um efeito mais matificado ou tem pele oleosa. Qualquer tipo funciona.

No entanto, se você não tem muita experiência com bases, tente encontrar uma para o seu tipo de pele.

Outro fator importante é a cor. Como a base será misturada ao hidratante, os pigmentos serão diluídos – de forma que a base não precisa ter exatamente a cor da sua pele, mas deve ainda assim ficar bem próxima. Também é possível misturar duas bases com tonalidades diferentes para atingir a coloração certa para você.

Se for usar corretivo, ele precisa:

  • Ser líquido para poder ser misturado homogeneamente
  • Ser utilizado em proporções menores à da base, porque a concentração de pigmentos nestes produtos é maior.
Agora é só experimentar! Deixe um comentário se você testou ou se tiver alguma dúvida. Estamos aqui para respondê-las. :)
VN:F [1.9.13_1145]
Deixe seu feedback sobre esta dica:
Rating: 5.0/5 (3 votes cast)
Faça Você Mesmo: Hidratante tonalizador, 5.0 out of 5 based on 3 ratings

Gostou deste artigo? Veja outros artigos relacionados:

  • Outros artigos:

Texto de: Patricia Muller

Editora de conteúdo online e redatora, colunista e correspondente internacional da Revista 4 Patas. Formada em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, com MBA em E-Business. Especialista em estratégias e gerenciamento de projetos para a web. Responsável pelos projetos 1001 Dicas Práticas e 101 Coisas em 1001 Dias.

Clique para ler os outros 31 artigos escritos por Patricia Muller no 1001 Dicas Práticas.

  • http://www.facebook.com/people/Alessandra-Berton/1401540963 Alessandra Berton

    Super dica mulheres….

    VA:F [1.9.13_1145]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)

VIDEO

TAG CLOUD

Parceiros